A escrita dos cálculos e as
técnicas operatórias. (parte 2)
Já
falamos do conceito de número e agora vamos falar sobre resolução de situações
matemáticas como referência nos apoiamos no livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan.
Este livro conta a história
de um jovem árabe pastor de ovelhas, Beremiz que possui uma enorme habilidade
de contar e calcular tudo que está à sua volta. Quando encontra Hank Tade-Maiá,
(um bagdali que narra a história que ocorre no livro), se juntam e iniciam uma
amizade, saem em uma jornada para Bagdá
onde vão conhecendo pessoas e lugares
solucionando diversas situações matemáticas por meio de seu raciocínio
lógico.
Beremiz
resolve diversas situações matemáticas do dia a dia e consegue um emprego com um
homem muito rico e importante, Califa.
Mais tarde se torna professor da jovem
Telassim, cujo rosto está sempre coberto e não pode ser visto.
Os dois se
apaixonam e para casar-se com ela deve responder a um desafio: decifrar a cor
dos olhos de um grupo de escravas, apenas ouvindo as suas declarações, que
poderiam ser verdadeiras ou falsas. Ele consegue responder o desafio e se casa
com a jovem Telassim, têm três filhos e se mudam para Constantinopla sua terra
natal.
Este
livro na verdade foi escrito por Júlio César de Melo e Souza, professor e
engenheiro carioca que utilizava o pseudônimo de Malba Tahan. Através de suas
obras Julio é considerado em dos pioneiros na difusão da matemática no país.
Por meio da fantasia e do encantamento das lendas árabes, divulgou o gosto pela
matemática. Este livro foi um de seus maiores sucessos e tornou-se um clássico
na literatura infanto-juvenil, também premiado pela Academia de Letras
Brasileira.
Mesmo
não sendo um livro didático, é muito recomendado nas escolas pela forma como
apresenta a matemática. A matemática é apresentada de forma lúdica e divertida,
incentivando uma nova maneira de pensar o aprendizado. Através da história
podemos observar que a resolução de matemáticas sem fórmulas decoradas
baseia-se no raciocínio lógico da personagem. Mostra aos alunos que a
matemática está presente em nosso cotidiano e desenvolver o raciocínio lógico é
importante para a resolução de situações problema.
Referências:
Tahan,
Malba, 1895-1975 O homem que calculava / Malba Tahan. – 70ªed. – Rio de Janeiro : Record, 2007.
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