domingo, 16 de novembro de 2014

A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias. (parte 2)

Já falamos do conceito de número e agora vamos falar sobre resolução de situações matemáticas como referência nos apoiamos no livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan. 
Este livro conta a história de um jovem árabe pastor de ovelhas, Beremiz que possui uma enorme habilidade de contar e calcular tudo que está à sua volta. Quando encontra Hank Tade-Maiá, (um bagdali que narra a história que ocorre no livro), se juntam e iniciam uma amizade, saem em uma jornada para Bagdá  onde vão conhecendo pessoas e lugares  solucionando diversas situações matemáticas por meio de seu raciocínio lógico.
Beremiz resolve diversas situações matemáticas do dia a dia e consegue um emprego com um homem muito rico e importante, Califa. 
Mais tarde se torna professor da jovem Telassim, cujo rosto está sempre coberto e não pode ser visto.
 Os dois se apaixonam e para casar-se com ela deve responder a um desafio: decifrar a cor dos olhos de um grupo de escravas, apenas ouvindo as suas declarações, que poderiam ser verdadeiras ou falsas. Ele consegue responder o desafio e se casa com a jovem Telassim, têm três filhos e se mudam para Constantinopla sua terra natal.
Este livro na verdade foi escrito por Júlio César de Melo e Souza, professor e engenheiro carioca que utilizava o pseudônimo de Malba Tahan. Através de suas obras Julio é considerado em dos pioneiros na difusão da matemática no país. Por meio da fantasia e do encantamento das lendas árabes, divulgou o gosto pela matemática. Este livro foi um de seus maiores sucessos e tornou-se um clássico na literatura infanto-juvenil, também premiado pela Academia de Letras Brasileira.
Mesmo não sendo um livro didático, é muito recomendado nas escolas pela forma como apresenta a matemática. A matemática é apresentada de forma lúdica e divertida, incentivando uma nova maneira de pensar o aprendizado. Através da história podemos observar que a resolução de matemáticas sem fórmulas decoradas baseia-se no raciocínio lógico da personagem. Mostra aos alunos que a matemática está presente em nosso cotidiano e desenvolver o raciocínio lógico é importante para a resolução de situações problema.

Referências:


Tahan, Malba, 1895-1975 O homem que calculava / Malba Tahan. – 70ªed. –  Rio de Janeiro : Record, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário