domingo, 16 de novembro de 2014

A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.



Desde muito cedo as crianças estão em contato com a matemática. Os números estão presentes em seu dia a dia, as crianças vivenciam e participam de relações sociais de troca, venda, compra e etc. Este conhecimento de como ocorre à formação do conceito de número é fundamental para a prática nas salas de aula. O cálculo mental é uma forma complexa da matemática, envolve agilidade na hora de resolver problemas matemáticos, durante o processo de construção e resolução de problemas observamos que a criança já lida com algumas situações antes de chegar a escola aprendidas em seu dia a dia. O professor deve compreender e considerar o conhecimento que a criança já traz consigo acerca do sistema de numeração e quais relações consegue estabelecer.
Infelizmente ainda no ambiente escolar, o cálculo mental ainda não é tão valorizado quanto à conta armada. No entanto, um raciocínio que pode parecer desorganizado, na verdade, pode estar apoiado em propriedades das operações e do sistema de numeração e deve ser incentivado já nas séries iniciais. Quando o aluno é estimulado a pensar rapidamente e encontrar uma solução para o problema, o cálculo mental o ajudará a organizar seu pensamento, agilizará o trabalho cognitivo. O cálculo mental também contribui para o maior domínio do cálculo escrito à medida que o agiliza, além de permitir que o aluno compreenda algumas das propriedades das operações matemáticas.

É importante que o professor estimule seus alunos a utilizar o raciocínio lógico, e não esqueça o quanto é fundamental que acompanhe o desenvolvimento do grau de aprendizagem de cada um .
A prática do cálculo mental deve ser valorizada e aplicada dentro da sala de aula, pois o cálculo mental coopera para que a criança possa desenvolver habilidades, boa memória e concentração.
Ao realizar o cálculo mental a criança enxerga como assimilar o conceito do número, sem esta compreensão se tornará  muito difícil para alcançar bons resultados, pois o cálculo em si já carrega uma bagagem muito importante que é o reforço na construção do domínio de conceito de número, pela criança. Uma das formas de ensino é descobrir formas que os alunos calculam e apresentar-lhes novas formas de cálculo.
Exemplos de cálculo mental:

Na Adição

Calcular primeiro as dezenas:
Na Subtração: Arredondar e depois fazer a compensação:




Sugestões de jogos que auxiliam no ensino do cálculo mental 

Dominó

Jogos ajudam a aprimorar a capacidade de cálculo. para a turma ficar craque na soma de parcelas com resultado até 6, por exemplo, leve para a classe um dominó comum e estabeleça uma regra diferente: os jogadores devem unir as peças de forma que a soma das duas seja 6.

Crachá
distribua crachás com números de 0 a 10 para todas as crianças antes do recreio. Na volta, peça que entrem na sala em duplas de forma que a soma de seus crachás seja 10. em outra atividade, varie os números dos crachás e crie novas senhas.

- Pares com soma par.
- Pares com soma ímpar.
- A divisão dos dois números é exata.
- Números escritos em um crachá é o dobro do outro.




As possibilidades são inúmeras...





Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário