segunda-feira, 20 de outubro de 2014


A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou "situação-problema". Operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir. (Parte 4)


“A importância do uso de jogos e atividades lúdicas para o ensino da matemática.”

Observamos que criar situações onde aparecem situações-problemas ou situações matemáticas ajudam a contextualizar os conteúdos no ensino da matemática. Facilitam a compreensão da utilidade da matemática no ambiente escolar ou fora dele. As crianças passam a se interessar mais pelo assunto e a matemática deixa de ser um “fantasma” para os alunos. A partir destas atitudes de trabalhar a matemática de forma mais concreta e ilustrativa os alunos aprofundam os temas estudados com foco na resolução de problemas e elaboração de propostas.
O professor pode observar que saberes os alunos vai adquirir e como pode desenvolver seu conhecimento. É um trabalho conjunto entre professor e aluno e assim, o ensino da matemática torna-se mais prazeroso.
O uso de jogos auxilia muito no processo de ensino-aprendizagem, é um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento. Ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, estimulam o pensamento, criatividade e capacidade de resolução de problemas. A rotina da classe muda e o interesse dos alunos é despertado com o uso dos jogos. 

Os jogos podem ser dominó, jogo da memória, boliche, cartas como rouba-monte, tabuleiros com dados e muitos outros que podem ser criados pelos professores como ferramenta de apoio para o ensino. Os jogos apresentam três tipos de características: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.
Os jogos são facilitadores, ajudam a introduzir os conteúdos, amadurecer as ideias e preparar os itens já trabalhados. Ajudam o aluno a compreender algum tema que não foi entendido apenas com exercícios, o concreto pode facilitar esta compreensão. Aquele que não gosta de matemática poderá aprender matemática brincando e sem perceber estará relacionando os conceitos matemáticos de forma segura e sem sofrimento.

Os jogos devem ser pensados, planejados para serem aplicados em sala de aula. O professor deve traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar e regras a cumprir.
As atividades lúdicas na Matemática e o uso de materiais concretos estão relacionados ao desenvolvimento cognitivo da criança. As atividades devem provocar nos alunos um senso crítico, investigador, isto ajudará o aluno a construir seu conhecimento em todo seu processo de aprendizagem.
Nas atividades propostas observamos como as crianças desenvolveram as propostas sem dificuldade, para elas foi apenas uma brincadeira. Quando perguntamos o que acharam das atividades, responderam que gostaram muito. Os objetivos das atividades foram atingidos e todas as crianças realizaram conceitos matemáticos como adição e subtração. Situações problemas também apareceram e observamos como alguns refletiram e buscaram alternativas para solucionar os problemas. O resultado foi satisfatório e concluímos a importância do planejamento antes das atividades lúdicas e que o professor pode e deve buscar alternativas para o ensino da matemática através de jogos e atividades lúdicas.



Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário