A construção conceitual das operações. Tipos de situação
matemática ou "situação-problema". Operações matemáticas
fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir. (Parte 4)
“A
importância do uso de jogos e atividades lúdicas para o ensino da matemática.”
Observamos que criar
situações onde aparecem situações-problemas ou situações matemáticas ajudam a
contextualizar os conteúdos no ensino da matemática. Facilitam a compreensão da
utilidade da matemática no ambiente escolar ou fora dele. As crianças passam a
se interessar mais pelo assunto e a matemática deixa de ser um “fantasma” para
os alunos. A partir destas atitudes de trabalhar a matemática de forma mais
concreta e ilustrativa os alunos aprofundam os temas estudados com foco na
resolução de problemas e elaboração de propostas.
O professor pode
observar que saberes os alunos vai adquirir e como pode desenvolver seu
conhecimento. É um trabalho conjunto entre professor e aluno e assim, o ensino
da matemática torna-se mais prazeroso.
O uso de jogos auxilia
muito no processo de ensino-aprendizagem, é um recurso pedagógico eficaz para a
construção do conhecimento. Ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, estimulam
o pensamento, criatividade e capacidade de resolução de problemas. A rotina da
classe muda e o interesse dos alunos é despertado com o uso dos jogos.
Os jogos
podem ser dominó, jogo da memória, boliche, cartas como rouba-monte, tabuleiros
com dados e muitos outros que podem ser criados pelos professores como
ferramenta de apoio para o ensino. Os jogos apresentam três tipos de
características: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e
a formação de relações sociais.
Os jogos são
facilitadores, ajudam a introduzir os conteúdos, amadurecer as ideias e
preparar os itens já trabalhados. Ajudam o aluno a compreender algum tema que
não foi entendido apenas com exercícios, o concreto pode facilitar esta
compreensão. Aquele que não gosta de matemática poderá aprender matemática
brincando e sem perceber estará relacionando os conceitos matemáticos de forma
segura e sem sofrimento.
Os jogos devem ser
pensados, planejados para serem aplicados em sala de aula. O professor deve
traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar e regras a cumprir.
As atividades lúdicas
na Matemática e o uso de materiais concretos estão relacionados ao
desenvolvimento cognitivo da criança. As atividades devem provocar nos alunos
um senso crítico, investigador, isto ajudará o aluno a construir seu
conhecimento em todo seu processo de aprendizagem.
Nas
atividades propostas observamos como as crianças desenvolveram as propostas sem
dificuldade, para elas foi apenas uma brincadeira. Quando perguntamos o que
acharam das atividades, responderam que gostaram muito. Os objetivos das
atividades foram atingidos e todas as crianças realizaram conceitos matemáticos
como adição e subtração. Situações problemas também apareceram e observamos
como alguns refletiram e buscaram alternativas para solucionar os problemas. O
resultado foi satisfatório e concluímos a importância do planejamento antes das
atividades lúdicas e que o professor pode e deve buscar alternativas para o
ensino da matemática através de jogos e atividades lúdicas.
Referências:
educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-matematica.htm Acesso em 13 de outubro 2014.
www.portaldosprofessores.ufscar.br/bibliotecaDetalhe.jsp Acesso em 13 de outubro 2013.




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