A construção conceitual das operações. Tipos de situação
matemática ou "situação-problema". Operações matemáticas
fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir. (Parte 3)
Atividade
2
"Fazendo
compras no mercado – Utilizando dinheiro como forma de cálculo".
Público
alvo: 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Objetivo:
Construção do cálculo mental, resolução de problemas envolvendo soma e
subtração e trabalhar convivência com o grupo.
Material:
·
Dinheiro (sem valor), ou imagens de
valores de 1, 5, 10, 20 e 50.
·
Embalagens ou objetos diversos
Como aplicar:
Os
alunos devem trazer embalagens ou objetos para montar um mercado, um brechó ou
um bazar. O tema deve ser decidido entre os alunos com antecedência para que
todos participem. Os próprios alunos devem organizar o mercado, depois a
professora deve dividi-los em dois grupos: vendedores e compradores. Um vendedor para cada comprador.
Os
compradores receberão uma quantia em dinheiro. Os vendedores receberão outra
quantia para o troco que deverá ficar em uma caixa registradora (caixa de
sapato, por exemplo). O vendedor deve anotar a venda que realizou marcando o
objeto que vendeu e o preço da venda. A brincadeira pode começar, as crianças
se divertem muito, compram os objetos, calculam o total da compra e o troco.
O
professor deve observar quais as dificuldades que podem surgir e como os alunos
as solucionam.
Ao
final das compras em uma roda de conversa os compradores falarão sobre os
objetos que compraram, quanto gastaram, quanto sobrou de troco e se pensaram em
guardar um pouco do dinheiro e por quê? Os vendedores somarão as vendas
realizadas e falarão quanto a caixa registradora tinha no inicio da brincadeira
e quanto ficou após as vendas.
A
atividade pode ser repetida outro dia trocando vendedores por compradores e vice-versa.
Esta atividade ajuda as crianças a realizarem os conceitos matemáticos como adição e subtração. quando realizada a crianças que encontraram dificuldade em realizar o calculo mental pediam ajuda para outro amigo que estava na "fila para pagar", e juntos conseguiam realizar a conta. Como sugestão sugerimos trabalhar com números inteiros: R$1, R$2, R$5, R$10, etc. os centavos devem ser aplicados mais tarde.





Nenhum comentário:
Postar um comentário