segunda-feira, 20 de outubro de 2014


A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou "situação-problema". Operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir. (Parte 3)

Atividade 2

"Fazendo compras no mercado – Utilizando dinheiro como forma de cálculo".

Público alvo: 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Objetivo: Construção do cálculo mental, resolução de problemas envolvendo soma e subtração e trabalhar convivência com o grupo.

Material:
·                   Dinheiro (sem valor), ou imagens de valores de 1, 5, 10, 20 e 50.
·                   Embalagens ou objetos diversos

Como aplicar:
Os alunos devem trazer embalagens ou objetos para montar um mercado, um brechó ou um bazar. O tema deve ser decidido entre os alunos com antecedência para que todos participem. Os próprios alunos devem organizar o mercado, depois a professora deve dividi-los em dois grupos: vendedores e compradores.  Um vendedor para cada comprador.


Os compradores receberão uma quantia em dinheiro. Os vendedores receberão outra quantia para o troco que deverá ficar em uma caixa registradora (caixa de sapato, por exemplo). O vendedor deve anotar a venda que realizou marcando o objeto que vendeu e o preço da venda. A brincadeira pode começar, as crianças se divertem muito, compram os objetos, calculam o total da compra e o troco.


O professor deve observar quais as dificuldades que podem surgir e como os alunos as solucionam.
Ao final das compras em uma roda de conversa os compradores falarão sobre os objetos que compraram, quanto gastaram, quanto sobrou de troco e se pensaram em guardar um pouco do dinheiro e por quê? Os vendedores somarão as vendas realizadas e falarão quanto a caixa registradora tinha no inicio da brincadeira e quanto ficou após as vendas.

A atividade pode ser repetida outro dia trocando vendedores por compradores e vice-versa.

Esta atividade ajuda as crianças a realizarem os conceitos matemáticos como adição e subtração. quando realizada a crianças que encontraram dificuldade em realizar o calculo mental pediam ajuda para outro amigo que estava na "fila para pagar", e juntos conseguiam realizar a conta. Como sugestão sugerimos trabalhar com números inteiros: R$1, R$2, R$5, R$10, etc. os centavos devem ser aplicados mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário