segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou "situação-problema". Operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir. (Parte 2)


O Ensino da Matemática através de jogos

JOGANDO COM  DADOS - JOGO DAS MAÇÃS

Publico alvo: 1º ano do ensino fundamental

Objetivo: Trabalhar a ação de somar,  contar elementos (maçãs) e aprender a trabalhar em grupo.



Regras:

1- Divida a turma em grupos;
2- Cada grupo receberá uma árvore com um conjunto de doze maçãs e um dado;
3- Faça um sorteio para ver quem começa - sugerimos o grupo que tirar o número maior no dado;
4- A primeira a criança deve jogar o dado e o número que sair será a quantidade de maçãs que terá que colocar na árvore. A próxima criança deve jogar e assim por diante;
5- O grupo só poderá finalizar o jogo quando sair a quantia exata na face do dado, por exemplo: se faltam apenas 4 maçãs, deverá sair o número igual ou inferior a 4. O número 5 não valerá. Se for o número 3, colocará 3 maçãs e faltará 1 maçã e na próxima rodada deverá tirar o número 1 no dado.
6- Vence o grupo que colocar todas as maçãs na árvore.
7- Cada criança deve fazer um registro de cada rodada anotando o número que saiu no dado e ao final somar os números que correspondem à 12 maçãs.

Sugestão: Você pode fazer o processo inverso, e colher as maçãs da árvore ensinando a subtração.

Aplicando a atividade

 Os alunos participaram do Jogo Matemático de contagem utilizando dados e uma árvore contendo conjunto de 12 maçãs. Organizamos 4 grupos com 5 integrantes em cada um. Durante o jogo uns  ajudaram aos outros com bastante concentração e atenção. Foram realizadas 4 rodadas, onde cada um dos integrantes do grupo participava jogando o dado e logo em seguida contava a quantidade que aparecia na face dos dados colocando a quantidade de maçãs na árvore.


Cada grupo recebeu uma árvore contendo um conjunto de 12 maçãs, um para cada grupo.



As crianças exploraram o jogo antes de inicia-lo observando o material contando e conferindo as peças.


O jogo teve inicio, juntos jogavam o dado, contavam as maçãs e um do grupo fazia o registro de cada rodada. As crianças se divertiram e o objetivo do trabalho foi alcançado.

Folha de registro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário