A
construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou
"situação-problema". Operações matemáticas fundamentais: ações de
somar, subtrair, multiplicar e dividir. (Parte 2)
O Ensino da Matemática através de
jogos
JOGANDO COM DADOS - JOGO DAS MAÇÃS
Publico alvo: 1º ano do ensino fundamental
Objetivo: Trabalhar a ação de somar, contar elementos (maçãs) e aprender a trabalhar em grupo.
Regras:
1- Divida a turma em grupos;
2- Cada grupo receberá uma árvore com um conjunto de doze maçãs e um dado;
3- Faça um sorteio para ver quem começa - sugerimos o grupo que tirar o número maior no dado;
4- A primeira a criança deve jogar o dado e o número que sair será a quantidade de maçãs que terá que colocar na árvore. A próxima criança deve jogar e assim por diante;
5- O grupo só poderá finalizar o jogo quando sair a quantia exata na face do dado, por exemplo: se faltam apenas 4 maçãs, deverá sair o número igual ou inferior a 4. O número 5 não valerá. Se for o número 3, colocará 3 maçãs e faltará 1 maçã e na próxima rodada deverá tirar o número 1 no dado.
6- Vence o grupo que colocar todas as maçãs na árvore.
7- Cada criança deve fazer um registro de cada rodada anotando o número que saiu no dado e ao final somar os números que correspondem à 12 maçãs.
Sugestão: Você pode fazer o processo inverso, e colher as maçãs da árvore ensinando a subtração.
Aplicando a atividade
Os alunos participaram do Jogo
Matemático de contagem utilizando dados e uma árvore contendo conjunto de 12
maçãs. Organizamos 4 grupos com 5 integrantes em cada um. Durante o jogo
uns ajudaram aos outros com bastante
concentração e atenção. Foram realizadas 4 rodadas, onde cada um dos
integrantes do grupo participava jogando o dado e logo em seguida contava a
quantidade que aparecia na face dos dados colocando a quantidade de maçãs na
árvore.
Cada grupo recebeu uma árvore contendo um conjunto de 12 maçãs, um para cada grupo.
As crianças exploraram o jogo antes de inicia-lo observando o material contando e conferindo as peças.
O jogo teve inicio, juntos jogavam o dado, contavam as maçãs e um do grupo fazia o registro de cada rodada. As crianças se divertiram e o objetivo do trabalho foi alcançado.
Folha de registro:





Nenhum comentário:
Postar um comentário