Apresentação
da “História da Matemática” para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
O conceito dos números começou
através da humanidade quando houve a necessidade de se desenvolver, assim surgiu a matemática.
Para sobreviver o homem desenvolveu seu conhecimento, seu raciocínio e descobriu
a importância da matemática e para que ela serve.
Propomos uma aula para
os alunos conhecerem fatos da matemática importantes para o desenvolvimento da matemática.
Quem foram seus criadores, como foram construídos os números e quais objetos
auxiliavam para contar.
Sugerimos a construção de
uma linha do tempo.
Marcando em uma linha temporal o que os alunos acham que ajudou neste processo da
história da matemática.E juntos, professor e
aluno construirão um painel que será exposto em uma parede da sala de aula
.
1º passo- pedir para
que os alunos pesquisem sobre a história da matemática, tragam textos, figuras
que considerem importantes para o trabalho.
2º passo- já com o
material em sala apresentar vídeo sobre a matemática e a musica e em uma roda
de conversa discutir como a matemática está presente em nosso cotidiano, onde a
encontramos e qual sua importância.
3º passo- construção da
linha do tempo
Elaboramos uma para
auxilio do professor
1- Na mesopotâmia são encontrados os mais
antigos textos sobre a matemática.
2- Entre 3000 e 2500 a. C. é inventado na
China o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São
criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido.
3- Aproximadamente em 1600 a.C., no Egito
foram encontrados registros em papiro textos matemáticos que continham regras
para cálculo de adições, subtrações de frações, equações simples e de 1º grau,
problemas aritméticos e medições.
4-
De 550 até 450, surge a era Pitágoras,
se destacando por anunciar grandes conhecimentos na geometria, como o Teorema
de Pitágoras. Os pitagoricos foram os primeiros a analisar a noção de número
5-
Entre os anos 300 e 600 o povo hindu
cria o sistema numérico decimal que usamos hoje.
6-
Em 1642, Blaise Pascal constrói a
primeira máquina de calcular, com a qual podia se somar ou subtrair com números
de até 6 dígitos.
4º passo- após a construção
da linha do tempo os alunos discutirão o que acharam de maior importância na história
da matemática e como ela contribuiu para o desenvolvimento humano.
Esta é uma das formas que podemos apresentar a história da matemática ao alunos, mas as possibilidades são muitas, envolve-los em projetos que possam lhes proporcionar significado em seu aprendizado.
Referências:
http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-_-Marcelo-Bergamini-Campos.pdf Acesso em 24 de ago. 2014.
http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/monografia_da_Adriane_em_pdf.pdf. Acesso em 24 de ago. 2014.
http://www.infoescola.com/matematica/historia-da-matematica/. Acesso em 26 de ago. 2014
.jpg)

.jpg)

.jpg)



.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário