terça-feira, 2 de setembro de 2014

 Apresentação da “História da Matemática” para alunos do     5º ano do Ensino Fundamental.




          O conceito dos números começou através da humanidade quando houve a necessidade de se desenvolver, assim surgiu a matemática. Para sobreviver o homem desenvolveu seu conhecimento, seu raciocínio e descobriu a importância da matemática e para que ela serve.
Propomos uma aula para os alunos conhecerem fatos da matemática importantes para o desenvolvimento da matemática. Quem foram seus criadores, como foram construídos os números e quais objetos auxiliavam para contar.
Sugerimos a construção de uma linha do tempo. 
Marcando em uma linha temporal o que os alunos acham que ajudou neste processo da história da matemática.E juntos, professor e aluno construirão um painel que será exposto em uma parede da sala de aula
.
1º passo- pedir para que os alunos pesquisem sobre a história da matemática, tragam textos, figuras que considerem importantes para o trabalho.

2º passo- já com o material em sala apresentar vídeo sobre a matemática e a musica e em uma roda de conversa discutir como a matemática está presente em nosso cotidiano, onde a encontramos e qual sua importância.


3º passo- construção da linha do tempo

Elaboramos uma para auxilio do professor
1-       Na mesopotâmia são encontrados os mais antigos textos sobre a matemática.

2-    Entre 3000 e 2500 a. C. é inventado na China o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido.

3-   Aproximadamente em 1600 a.C., no Egito foram encontrados registros em papiro textos matemáticos que continham regras para cálculo de adições, subtrações de frações, equações simples e de 1º grau, problemas aritméticos e medições.

4-      De 550 até 450, surge a era Pitágoras, se destacando por anunciar grandes conhecimentos na geometria, como o Teorema de Pitágoras. Os pitagoricos foram os primeiros a analisar a noção de número

5-      Entre os anos 300 e 600 o povo hindu cria o sistema numérico decimal que usamos hoje.


6-      Em 1642, Blaise Pascal constrói a primeira máquina de calcular, com a qual podia se somar ou subtrair com números de até 6 dígitos.

4º passo- após a construção da linha do tempo os alunos discutirão o que acharam de maior importância na história da matemática e como ela contribuiu para o desenvolvimento humano.



Esta é uma das formas que podemos apresentar a história da matemática ao alunos, mas as possibilidades são muitas, envolve-los em projetos que possam lhes proporcionar significado em seu aprendizado.

Referências:

http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-_-Marcelo-Bergamini-Campos.pdf Acesso em 24 de ago. 2014.

http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/monografia_da_Adriane_em_pdf.pdf. Acesso em 24 de ago. 2014.

http://www.infoescola.com/matematica/historia-da-matematica/. Acesso em 26 de ago. 2014














Nenhum comentário:

Postar um comentário