segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Atividades que utilizam o Ábaco ( Passo 2)

Aqui pesquisamos algumas atividades que utilizam o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais que podem ser realizas em sala de aula, tanto no ábaco como em representações gráficas. Sugerimos que primeiro a criança deve trabalhar com o objeto porque ainda não lida com o conceito simbólico, após o manuseio do ábaco sua representação gráfica será mais eficaz.

Atividade 1 - Construção do número decimal.

Aqui propomos atividades onde a criança construirá o número no ábaco e possa identificar a unidade, a dezena, a centena, a unidade de milhar, a dezena de milhar e etc.

Antes de qualquer operação é importante que a criança tenha afinidade em manusear o ábaco e possa construir os números sem dificuldades. 





Construa e peça para que a criança construa os valores, peça que represente o número 526, e que represente 5 centenas, 2 dezenas e 6 unidades para que perceba cada valor que o algarismo tem no lugar que ocupa no número.



Atividade 2- Adição Utilizando o Ábaco

Quando a criança já reconhecer  e representar com facilidade os números, podemos iniciar as operações com auxilio do ábaco. Comece pela adição.



Atividade 3- Subtração com auxilio do ábaco.

 É a ação reversa da adição. 


É importante que a criança entenda que precisamos converter as dezenas em unidade, para tirarmos 9 de 1 por exemplo. 



Jogo:  Nunca 10

Objetivos:
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.

Material:
Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo

Como jogar: Divida em grupos os alunos, um de cada vez deve jogar os dados e o número que sair deverá ser representado no ábaco. Lembrando que nunca deve ser acumulado 10 contas no pino da unidade, quando isso ocorrer  deverá ser convertido em dezena. Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez na rodada, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez. Os  números serão acumulados, ou seja, somarão os números que sair no dado a cada rodada.  Vence quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.

Referências:

paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm - Acesso em setembro de 2014.

portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.htmlpagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=21281&secao=espaco&request_locale=es - Acesso em setembro de 2014.

brinkmatematica.blogspot.com.br - Acesso em setembro de 2014.

matematicainfantil1.blogspot.com.br/p/atividades.html - Acesso em setembro de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário