Atividades que utilizam
o Ábaco ( Passo 2)
Aqui pesquisamos algumas atividades que utilizam o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais que podem ser realizas em sala de aula, tanto no ábaco como em representações gráficas. Sugerimos que primeiro a criança deve trabalhar com o objeto porque ainda não lida com o conceito simbólico, após o manuseio do ábaco sua representação gráfica será mais eficaz.
Atividade 1 -
Construção do número decimal.
Aqui
propomos atividades onde a criança construirá o número no ábaco e possa identificar
a unidade, a dezena, a centena, a unidade de milhar, a dezena de milhar e etc.
Antes
de qualquer operação é importante que a criança tenha afinidade em manusear o
ábaco e possa construir os números sem dificuldades.
Construa e peça para que a criança construa os valores, peça que represente o número 526, e que represente 5 centenas, 2 dezenas e 6 unidades para que perceba cada valor que o algarismo tem no lugar que ocupa no número.
Atividade 2- Adição
Utilizando o Ábaco
Quando
a criança já reconhecer e representar com facilidade os números, podemos iniciar as operações
com auxilio do ábaco. Comece pela adição.
Atividade 3- Subtração com auxilio do ábaco.
É a ação reversa da adição.
É importante que a criança entenda que precisamos converter as dezenas em unidade, para tirarmos 9 de 1 por exemplo.
Jogo: Nunca
10
Objetivos:
- Construir
o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que
envolvam contagem;
-
Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de
Numeração Decimal.
Material:
Ábaco de
pinos – 1 por aluno
2 dados
por grupo
Como
jogar: Divida em grupos os alunos, um de cada vez deve
jogar os dados e o número que sair deverá ser representado no ábaco. Lembrando
que nunca deve ser acumulado 10 contas no pino da unidade, quando isso ocorrer deverá ser
convertido em dezena. Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez na rodada,
deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez. Os números serão acumulados, ou seja, somarão os
números que sair no dado a cada rodada. Vence quem colocar a primeira
peça no terceiro pino, que representa as centenas.
Referências:
paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm
- Acesso em setembro de 2014.
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.htmlpagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=21281&secao=espaco&request_locale=es - Acesso em setembro de 2014.
brinkmatematica.blogspot.com.br - Acesso em setembro de 2014.
matematicainfantil1.blogspot.com.br/p/atividades.html - Acesso em setembro de 2014.








.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário